Bovinos entre as 6 semanas e os 12 meses de idade - um teste da tuberculose negativo (intradermotuberculinização comparada - IDTC), nos últimos 42 dias;
Bovinos com mais de 12 meses de idade - um teste da tuberculose e um teste de brucelose (teste de Rosa de Bengala e teste de Fixação de Complemento) com resultados negativos nos últimos 30 dias* antes da movimentação;
Para bovinos que retornem dos locais mencionados em 1.4 , o prazo de validade dos testes é de 90 dias.
Requer autorização dos serviços veterinários oficiais (SVO).
Bovinos entre as 6 semanas e os 6 meses de idade - um teste da tuberculose negativo nos últimos 42 dias;
Bovinos com mais de 6 meses de idade - um teste da tuberculose e um teste de brucelose com resultados negativos nos últimos 30 dias (*) antes da movimentação.
Bovinos entre as 6 semanas e os 12 meses - um teste da tuberculose negativo nos últimos 90 dias;
Bovinos com mais de 12 meses - um teste da tuberculose e um teste da brucelose com resultados negativos, nos últimos 90 dias.
Bovinos entre as 6 semanas e os 12 meses de idade – com apenas um teste de tuberculose;
Bovinos com mais de 12 meses de idade - um teste da tuberculose e um teste de brucelose com resultados negativos nos últimos 30 dias (*) antes da movimentação.
Bovinos entre as 6 semanas e os 12 meses de idade - um teste da tuberculose negativo nos últimos 30 dias;
Bovinos com mais de 12 meses de idade - um teste da tuberculose e um teste de brucelose com resultados negativos nos últimos 30 dias antes da movimentação.
Qualquer situação não enquadrável nos regimes acima referidos, deve ser submetida a autorização prévia pelos SVO, que em caso de deferimento emitirão a respetiva guia sanitária e condições a respeitar.
(Informação retirada na íntegra da Nota Explicativa da DGAV de 07/01/2019, referente a esta temática)